Segundo o Cepea, cotações no Brasil subiram ao longo da última semana impulsionadas por valorização externa, alta nos prêmios de exportação e taxa cambial
Os preços da soja subiram no mercado brasileiro ao longo da última semana, impulsionados pela valorização externa, pela alta nos prêmios de exportação e pela taxa cambial (relação entre real e dólar).
Com isso, levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostra que os valores de negociação da soja em grão nos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), principais canais de exportação de soja do Brasil, voltaram a operar nos maiores patamares do ano.
O indicador da soja Esalq/B3, que mostra o preço médio da saca de 60 kg comercializada no Porto de Paranaguá, aponta um valor de R$ 139,71 na última sexta-feira (24), o que representa uma valorização de 8,26% dentro do mês.
Colheita de soja
No campo, a colheita da safra 2023/24 no Brasil segue para a reta final. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 97% dos 45,7 milhões de hectares cultivados haviam sido colhidos até o dia 20 de maio.
Restam agora praticamente apenas os estados do Maranhão e do Rio Grande do Sul para finalizar as atividades de campo.